Na manhã de sexta-feira (12), a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de um evento histórico: o lançamento da Frente Parlamentar de Segurança Pública, iniciativa do vereador Sargento Nantes (PP). Realizado no Auditório Prestes Maia, o encontro reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e representantes da sociedade civil para discutir ações que fortaleçam a segurança na capital paulista.
Antes do início oficial do evento, o presidente interino do Legislativo paulistano, vereador João Jorge (MDB), recebeu o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, na sala da Presidência, e destacou a importância de a Câmara contar com uma Frente Parlamentar voltada à segurança. Ele ressaltou que “a segurança pública é uma demanda importantíssima para a cidade de São Paulo. Então, quando a gente tem uma Frente Parlamentar comandada por um vereador que é especialista em segurança pública, como o Sargento Nantes, isso só prova que esta Casa está integrada aos anseios da população.”
O lançamento da Frente teve como mesa principal o próprio vereador Sargento Nantes, idealizador da iniciativa, acompanhado do deputado estadual Major Mecca (PL), do vereador Major Palumbo, do secretário municipal de Segurança Urbana Orlando Morando, do secretário estadual de Segurança Pública Guilherme Derrite, do delegado-geral da Polícia Civil Dr. Artur José Dian, além do Coronel Isipon, Coronel Telhada e Coronel Coutinho.
Durante a cerimônia, o secretário Guilherme Derrite reforçou o caráter prático da frente: “Desejo que essa Frente seja de fato uma luz para a população e que se empenhe em pautar melhorias para a cidade de São Paulo. Conte com a nossa secretaria para auxiliar com informações e medidas de proteção para os munícipes.” O secretário Orlando Morando destacou que “a voz do Parlamento é para defender a sociedade. Quando temos um esforço conjunto do governo estadual, da Prefeitura e da Câmara Municipal para promover segurança, trazemos esperança para a sociedade.”
O deputado Major Mecca explicou que é essencial integrar Legislativo, Executivo e Judiciário, organizando dados e informações para avançar em políticas efetivas de segurança. Já o delegado-geral Artur Dian afirmou que a Frente permitirá maior diálogo entre as instituições, resultando em ações mais concretas de proteção aos cidadãos.
O vereador Sargento Nantes enfatizou que a iniciativa vai muito além de uma formalidade administrativa. Ele destacou que “através dessa Frente Parlamentar poderemos realizar estudos e propor ordenamentos jurídicos municipais que auxiliem em segurança pública para a nossa cidade.” Nantes reforçou que segurança não deve ser tratada apenas como estatística, mas como um direito que envolve dignidade e bem-estar de cada cidadão.
A Frente Parlamentar de Segurança Pública surge em um momento em que cresce a preocupação dos paulistanos com violência, criminalidade e sensação de insegurança. Para o vereador, a iniciativa será uma ferramenta prática de transformação, aproximando governo e população, e marcando um passo importante na construção de uma São Paulo mais segura para todos.
