Vereador Sargento Nantes
Imprensa
Eventos 5 de março de 2026Blog do Vereador Sargento Nantes

Vereador Sargento Nantes preside solenidade, entrega Medalha Anchieta a cabo da PM e instala Frente Parlamentar da Segurança Pública

Na noite de 5 de março de 2026, a Câmara Municipal de São Paulo sediou uma Sessão Solene idealizada e presidida pelo vereador Sargento Nantes, que concedeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao cabo da Polícia Militar Johannes Kennedy Santana Lino.

A cerimônia também marcou a instalação oficial da Frente Parlamentar da Segurança Pública, iniciativa voltada ao fortalecimento das políticas de segurança e ao debate de soluções para combater a criminalidade na capital paulista.

O reconhecimento ao Cabo Santana ocorreu após um episódio de extrema coragem registrado em 7 de agosto de 2025, quando o policial foi atingido por um disparo à queima-roupa no pescoço durante uma operação policial na comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Com o apoio imediato dos colegas de farda, ele foi socorrido e sobreviveu ao ferimento sem sequelas, tornando-se um símbolo de resistência e dedicação à missão de proteger a população.

“O Sargento Nantes, para nós, é um exemplo muito grande de policial. Estar aqui, hoje, na presença da minha família, sendo homenageado, é realmente muito maravilhoso”, agradeceu o Cabo Santana durante a cerimônia.

“Na vida muitas vezes a gente tem que entregar uma bandeira dobrada para familiares de amigos, e são feridas que ficam ao longo da carreira da gente. Hoje é um dia de muita alegria poder estar entregando nas suas mãos, com sua mãe do lado, essa homenagem. Que você continue sendo inspiração”, declarou o vereador Sargento Nantes.

O Secretário Adjunto de Segurança Urbana, Aparecido Chaves de Souza, destacou a coragem do policial: “Você deixou quase a sua vida para defender pessoas. Estava sozinho e decidiu seguir e nos representar.” A vereadora Amanda Vettorazzo, o coronel Carlos Marques e o superintendente da GCM César também prestaram homenagens.

A solenidade também marcou a instalação da Frente Parlamentar da Segurança Pública. “O nosso intuito é reunir todos os órgãos, independentemente de entes federativos, estaduais e municipais, além da sociedade e organizações sociais, para discutir os problemas e melhorar e aprimorar as legislações vigentes, trazendo principalmente mais tecnologia para combater o crime e reduzi-lo cada vez mais na nossa cidade”, declarou Nantes.

A Frente Parlamentar conta com a participação do vereador Adrilles Jorge, da vereadora Amanda Vettorazzo — vice-presidente da Frente —, do vereador Major Palumbo e do vereador Kenji Ito.

Durante seu discurso, o vereador também destacou a importância de fortalecer iniciativas de prevenção e participação comunitária na segurança pública, como o projeto Vizinhança Solidária, defendido por seu mandato.

Para o vereador Sargento Nantes, valorizar esses profissionais é reconhecer o compromisso de quem está na linha de frente da defesa da sociedade e do combate ao crime.